Bondinho de Santa Teresa

Bem vindo ao bondinho de Santa Teresa! Aqui você nesse artigo, você vai descobrir um pouco mais sobre esse transporte tão único e tradicional da cidade Maravilhosa.

Vamos estar explicando brevemente tudo de essencial que você precisa saber para fazer esse clássico passeio. Veja abaixo os tópicos explorados ao longo do artigo.

  • O que é o Bonde de Santa Teresa
  • A história do bondinho de Santa Teresa
  • Como pegar o bondinho
  • Como é o passeio do Bonde de Santa Teresa
  • O bairro de Santa Teresa
  • O que fazer perto do bondinho

  

O que é o Bonde de Santa Teresa

Bondinho de Santa Teresa

O charmoso bondinho que sobe e desce as ladeiras da bela Santa Teresa é a principal atração da região. Estes tipos de transportes apareceram por volta do final do século XIX e o interessante é que eles, bem no seu comecinho, eram verdes. Acontece que com o tempo, depois de muita reclamação da comunidade, acabaram sendo coloridos de amarelo, uma vez que diziam que o bonde ficava difícil de enxergar em função da cor da vegetação de Santa Teresa..

 

A história do bondinho de Santa Teresa

 

No ano de 1896 foi inaugurada a linha elétrica de bondes em Santa Teresa, que fazia o trecho até o Largo da Carioca. Isso se deveu graças a sua firme estrutura do aqueduto, que ao longo das décadas passou a servir a um outro propósito.

Ele passou a ser o meio de passagem do bonde de Santa Teresa, levando diariamente centenas de turistas e moradores do centro a este bairro.

Desde então, os Arcos da Lapa atuam como uma espécie de estrutura para bondinho que passa do Largo da Carioca a Santa Teresa. Assim, ele é hoje o principal transporte coletivo do bairro, sendo o único sistema de bondes ainda existente na cidade do Rio de Janeiro.

 

Como pegar o bondinho

Onde pegar o bonde

Vá para a Estação Carioca, que fica na Rua Lélio Gama, 2 (Centro) – Próximo ao Metrô Carioca

Horário de Funcionamento:

Segunda à sexta, das 08h às 17:30h
Sábados, das 10h às 17:30h
Domingos e Feriados das 11h às 16:30

Valor:

O bilhete custa R$ 20,00 – Embarque pelo Largo da Cariocac

Retornar pelo Largo do Guimarães – Gratuito
(Estudantes da rede pública e pessoas com mais de 65 anos não pagam)

Obs: Os moradores do bairro previamente cadastrados acessam gratuitamente transporte.

 

Como é o passeio do bondinho de Santa Teresa

vista do bondinho

O Bondinho de Santa Teresa pode ser visto como uma maneira de subir até a as partes mais altas do bairro. Afinal, ele é transporte “oficial” do dia a dia dos moradores locais, conectando o centro do Rio de Janeiro ao Bairro de Santa Teresa.

Caso esteja passeando pelo Rio, vale e MUITO a pena fazer um passeio de bonde pelo histórico bairro de Santa Teresa. É de fato um passeio bem leve, como se fosse uma voltinha de carrossel pelos picos da cidade.

Ao longo do trajeto, se vêem centros culturais, casas antigas, lojas de artesanato, além das lindas paisagens ao redor. Por ali, é possível inclusive, ver o Cristo, meio que abençoando a cidade.

Caso você tenha uma pegada mais cult/ historica de viagem, um ponto interessante é que os bondes sempre fazem uma paradinha para que as pessoas conheçam o Museu do Bonde. Você vai ver por ali algumas réplicas antigas, além de entender um pouco mais sobre esse tipo de veículo.

 

O bairro de Santa Teresa

 

Bairro de Santa TeresaSendo um dos lugares mais bonitinhos do Rio de Janeiro, Santa Teresa fica no alto de uma serrinha, sendo cruzada pelos trilhos do bondinho elétrico.

Tendo em vista a sua privilegiada localização entre as Zonas Sul e Central do Rio, além das suas incríveis vistas da cidade, a região ainda possui uma  rica programação cultural. Além disso,  nos últimos tempos, o bairro ganhou mais uma fama: o status de polo gastronômico, devido sobretudo aos excelentes restaurantes do lugar.

Entre as inúmeras ladeiras e ruas ainda de paralelepípedos, Santa Teresa desponta ano após ano como um dos locais mais descolados do Rio de Janeiro.

O bairro mais a sua vizinha Lapa, formam uma duplinha perfeita para quem está buscando por uma bela noitada no Rio. Ambos os bairros tem um montão de barzinhos, restaurantes e boates para todos os gostos e tribos.

 

O que fazer perto do bondinho

 

Parque das Ruínas

Vale a pena dar uma volta no parque, que é conhecido por preservar importantes traços arquitetônicos dos séculos passados, através de suas ruazinhas e belas casas.

 

Escadaria Selarón

Indo um pouco mais adiante, na Lapa, já perto ou na boca de Santa Teresa, encontra-se uma das escadarias mais famosas do mundo.

Arcos da Lapa

O que não faltam são pontos que valem a pena conhecer nos arredores da Lapa. Claro, que falando dessa região, é quase que uma obrigação ver os mundialmente famosos arcos.

Lapa

Aproveite para ter a experiência de Lapa na sua vida. Para maiores informações, consulte o nosso guia completo de o que fazer na Lapa

Bairro de Santa Teresa

Não só de bonde é feito essa região. O próprio bairro de Santa Teresa por si só, vale e muito a pena ser explorada. Essa é sem dúvidas umas regiões com uma das mais lindas do Rio.

 

Bonde no Facebook

Site do Bonde

Quer aprender a viajar o mundo?

Deixa seu email com a gente que vamos te contando tudinho!