Como escolher um hostel

Uma das acomodações mais comum entre mochileiros é o hostel

Foto com pessoas no parqueMas você sabe como escolher? Definir onde ficar durante suas viagens é muito mais pelas pessoas do que propriamente pelo espaço físico. Minha experiência pessoal, me ensinou que nem sempre preço é sinal de qualidade.

Já fiquei em dormitórios com 20 pessoas pagando cerca de US$ 5 a diária e tive uma das melhores experiência de viagem. Por outro lado, já paguei mais caro, ficando em quartos com 4 camas e uma ótima infraestrutura que infelizmente foi muito chato!

Ficar em um lugar com ótimas pessoas e funcionários, é a melhor forma de se conseguir as melhores informações e ir nos locais mais irados da sua viagem. Assim, segue abaixo tudo o que precisa saber para o passo a passo de reservar sua acomodação.

 

Não escolha o mais barato

Geralmente, mochileiros tentam escolher a oferta mais barata, porém economizar aqui não vale a dor de cabeça. Na maioria dos locais MUITO baratos, os serviços acabam deixando a desejar, além dos locais para descansar não serem dos melhores.

Como um backpacker que anda muito e descansa pouco, qualquer noite de sono em uma cama minimamente confortável é valiosa. Então, atente-se em pegar um local mais tranquilo para tomar um banho e passar a noite.

 

Localização

Saber o melhor local para ficar em uma cidade é sempre uma dificuldade. Afinal não conhecemos bem o local para onde estamos indo. Porém, acomodar-se próximo aos principais pontos da cidade pode te ajudar a economizar tanto dinheiro em transporte como até o seu próprio tempo.

Por exemplo, ficar perto das estações de metrô e trem para facilitar na hora de ir para a noitada ou ir para o aeroporto, ou então em um local próximo às principais atrações da cidade, o que facilita e muito a programação da viagem. 

 

Com ou sem café da manhã?

Ovo com formato de coraçãoEssa é a dúvida de muitos na hora de escolher o hostel, pois muitos só oferecem pão, ovos e café ou chá. E pior, quando eles botam o horário do café da manhã às 7h. Afinal, quem será que eles conhecem que consegue acordar às 7h da manhã enquanto viaja?

 

 

 

Então as dicas aqui são as seguintes :

  • Se for reservar um local com café da manhã, procure um que comece a servir café mais tarde. Caso saiba que não irá acordar cedo, nem perca seu tempo procurando hostel com café da manhã.
  • Procure por hostel com boas opções de café da manhã. Você pode até aproveitar para pegar uma comida ou uma fruta para comer durante o dia e reduzir assim, os gastos com comida. SIM, faça isso, pois dependendo do lugar onde estiver no mundo, isso pode cortar bastante os seus gastos.

 

Cozinha

Hostel com cozinha, geralmente, não oferece café da manhã. Porém, você pode preparar sua comida e ainda levar consigo mesmo durante o dia, reduzindo seus gastos.

A cozinha é uma área comum especial. É um espaço importante para socializar e conhecer pessoas que irão dividir refeições contigo. Quem sabe não vá fazer grandes amigos ali?

cozinha do hostel

Cozinha ao fundo com mesa no hostel

Check out tardio

Nunca fique num hostel que o check out é antes das 10h. Acordar cedo, tomar o café, tomar um banho e arrumar o mochilão são pequenas atividades que precisam ser feitas antes do check out.

Quanto mais tempo tiver melhor! Geralmente, um hostel com check out tardio, é aquele que mostra preocupação com os hóspedes, costumando ter um melhor serviço para os viajantes.

 

Bar

Foto com uma cerveja sendo servidaPoucas pessoas entendem o motivo de procurar um hostel com bar. Mas geralmente, hostel com bar se preocupa em fazer atividades para socializar os hóspedes.

Um exemplo disso é o de oferecer descontos para quem está se hospedando no hostel. Sem dúvida, esses são bons ambientes para quem gosta de diversão e conhecer pessoas.

Obs1: Pode não ser tão interessante assim para quem quer descansar ou relaxar.

 

Área social comum

Tenha em mente que nem todas cidades que for vai ter hostel com bar. Entretanto, procurar hostel com áreas de socialização é importante enquanto viaja, principalmente estando sozinho. Procure nas informações do hostel sobre: sala de TV ou de jogos, piscina e até mesmo uma cozinha.

 

Atividades e eventos

Bons hostels se preocupam em organizar eventos para promover uma interação entre os hóspedes. Dentre as atividades destacam-se o pub crawl, churrascos ou noites de comidas típicas, trilhas, entre outros.

 

Armários

Eu, particularmente, prefiro pesquisar hostel com opção de armários de graça. Por incrível que pareça muitos hostels continuam cobrando por um serviço tão básico como esse!

Ter o conforto de poder largar seus eletrônicos e acessórios de valor no armário é importante para relaxar na viagem.

Importante: sempre tenha um cadeado com você. Muitos hostels oferecem armários, mas exigem do hóspede que tranque o mesmo.

 

quarto hostel

Quarto com armários no hostel

Wi-Fi Ilimitado

Conversar um pouco no Skype com a família ou resolver algum problema pessoal pode ser importante e você não vai querer pagar a mais por isso.

 

Por fim, o hostel não precisa ter, necessariamente, todas os critérios listadas acima. Apenas procure por um hostel com a maioria dos critérios que realmente fazem sentido para o seu estilo de viajante.

O hostel é um lugar que precisa atender a um número grande de mochileiros. Portanto ele nem sempre vai ser perfeito e vai conseguir agradar a todos.

Porém, mesmo sem o luxo de um resort 5 estrelas, ele deve, ao menos, atender aos requisitos básicos de limpeza, segurança e conforto.

 

A verdade é que sua experiência no hostel vai depender muito das pessoas que vão estar por lá. Escolher o melhor hostel, sem dúvida, irá aumentar suas chances de ter uma grande viagem.

 

Por fim, tendo em vista os critérios acima, para achar os melhores hostels , não deixe de olhar as:

  • Avaliações de outros backpackers;
  • Fotos do local;
  • Estrutura do hostel;
  • Quantas pessoas avaliaram o local.

Obs2: Melhor ir em um local com 100 avaliações com uma nota apenas “boa” e , do que ir em um local com uma avaliação “ótima” de apenas 10 pessoas.


Viajante, criamos para vocês dois materiais super legais!

O primeiro é o nosso guia de como  viajar barato pelo mundo,  com as melhores informações sobre como gastar menos em sua próxima viagem.

O segundo é uma coletânea das frases de viajantes mais inpiradoras, que conta também com as frases mais usadas pelos mochileiros ao longo das trips.