Como usar a tecnologia para viajar barato pelo mundo

Dicas de como viajar mais barato para quem deseja viajar barato pelo mundo

Diferente de anos atrás, quando a Internet era um amontoado de informações para viajar, atualmente ela tem possibilitado uma revolução nesse mercado. Existem formas conhecidas de compartilhar recursos e economizar por meio da sites e aplicativos espalhados na Internet.

Para quem quer economizar bastante e ainda explorar novas culturas, essas mudanças impactam bastante nas viagens. O crescimento da economia compartilhada possibilita ir além do comum e esquecer de vez a agência de turismo. Ela vai  possibilitando ver o mundo de uma maneira real e muitas vezes, mais local. E melhor, mais barato!

Nesse post iremos apresentar para os mochileiros, alguns dos melhores sites e serviços para encontrar sites e aplicativos bons e baratos da economia colaborativa. E o que é melhor: eles ainda ajudam os viajantes a se conectar com o povo local.

 

Acomodação de graça durante a viagem

Logo do CouchSurfing, umas das melhores plataformas para viajar barato pelo mundo
A maior plataforma para encontrar hospedagem é o CouchSurfing, que conta com cerca de 11 milhões de inscritos. Ela conecta viajantes com pessoas que vivem no local e estão dispostas a disponibilizar uma acomodação (podendo ser um colchão, sofá ou até um quarto).

A plataforma tem a essência de promover a troca entre culturas e conectar pessoas de diferentes idades. Outra dica legal é usar o site para saber onde acontecem os encontros locais (os chamados meetups). Nestes, o objetivo é o de conhecer novas pessoas, mesmo que não esteja ficando na casa de alguém associado ao Couchsurfing.

Outra plataforma similar, porém menor é o “Bewelcome”.

 

Acomodação em troca de cuidados com a casa ou animais de estimação

Logo do Trusted House Sitters
O sistema de acomodação funciona quando uma família vai viajar ou se ausentar da casa por alguns dias, semanas ou meses. Como forma de evitar pagar alguém especializado, ela procura viajantes que estão de passagem pela cidade através da plataforma para cuidar da casa durante esses dias. O site mais conhecido é o TrustedHousesitters . O site possui mais de 2000 por semana espalhadas pelo mundo esperando por alguém. O sistema funciona de forma similar para todos os sites dessa área chamada housesitting. Você paga uma mensalidade ou anuidade que te dá o direito de criar o perfil no site e oferecer seus serviços em qualquer lugar do mundo.

Outros sites que possuem a mesma função são: HouseCarers e MindMyHouse

 

Acomodação em troca de trabalho

Logo do Worldpackers, que é uma das melhores maneiras de viajar barato pelo mundo

O WorldPackers é um site brasileiro,  que ajuda pessoas em viagem a encontrar um local para ficar em troca de alguma forma de trabalho. Você pode trabalhar como atendente de um hostel, no bar ou até como TI ou Marketing. A remuneração é variável, podendo ser em forma de hospedagem com refeições inclusas ou até em dinheiro. O melhor é que o site também oferece oportunidades para pessoas que buscam oportunidades de trabalho voluntário em diferentes regiões do mundo, inclusive em regiões como a África e Ásia. Você irá pagar uma pequena taxa pela oportunidade, mas geralmente recebendo acomodação e refeição em troca.

Outros sites que você também pode conferir: WWOOF, para trabalhar em fazendas orgâncias, e Workaway  (modelo parecido com o Worldpackers).

 

Alugar uma casa ou quarto para ficar 

Logo AirBnB
Se hotéis são muito caros e se o hostel não possui quartos individuais, uma boa opção é alugar a casa de alguém. Por vezes, você pode estar viajando em grupo e procurando alugar uma casa para ficar todos juntos. Dessa forma, o Airbnb é a melhor ferramenta para te auxiliar.

Além disso, com uma função menos conhecida, você pode alugar apenas o quarto ou até a cama em uma residência. Fique atento que pessoas começaram a usar a plataforma de maneira imobiliária, alugando o imóvel e não se preocupando com a experiência do viajante. Então, antes de alugar uma casa, quarto ou cama no site, tenha certeza de ler as avaliações e entender tudo sobre a casa que está indo e também quem vai te receber.

 

Acampar no quintal de alguém 

CampinMyGarden Logo

Camp in my garden é uma plataforma que permite encontrar pessoas que estão dispostas a ceder o quintal para que outras acampem nele por um preço bem baixo. Você precisa levar seu próprio material de acampamento e pode usar a infraestrutura da casa como cozinha e banheiro. O site é grande nos Estados Unidos e Europa, porém já podemos encontrar alguns locais na América do Sul e demais continentes.

 

Coma na casa de um local 

Eatwith logo

Essa é relativamente uma ideia nova que te aproxima dos moradores locais que cozinham para você em sua própria casa. Eatwith permite os locais listarem cardápios e comidas locais buscando atrair os viajantes que estão pela região para jantar em suas casas. Existe um custo (estabelecido pelos locais) e você pode escolher qualquer comida (o que vai depender do que as pessoas estão servindo). Esses pequenos encontros podem acontecer em grupos. São oportunidades sensacionais de conhecer a comida e o povo local, além de te trazer novos amigos.

 

Pegue um táxi mais barato

Logo Uber
Todos já ouviram falar do Uber, a maior plataforma de transportes do mundo, e que chegou ao Brasil causando bastante polêmica. Acredite se quiser, mas ela está espalhada por todos os continentes.  E, em alguns países, dando ainda mais confusão do que aqui. As corridas em Buenos Aires são uma loucura: pedradas e muita confusão com taxistas, apesar de bem mais barato.

Mas vamos ao que importa: a ferramenta é a melhor forma de prevenir você de taxistas espertinhos. Eles acabam querendo ganhar dinheiro pelo desconhecimento do viajante, além de oferecer taxas mais baratas para o seu bolso.

Atualmente, existem outras plataformas, sendo o Cabify, o mais conhecido deles.

 

Encontre caronas 

Logo Blablacar
A nova moda não é apenas pagar pelas corridas. É também procurar caronas para quando estiver se locomovendo, principalmente, entre cidades. Na plataforma do Blablacar, você se cadastra de graça e pode procurar por qualquer carona entre as regiões que você selecionou. Diferente de uma carona de estrada, você irá pagar uma pequena quantia dependendo de quanto o motorista cobrar.

Uma outra ferramenta que também pode ser usada é o Beepme.

 

Encontre um guia exclusivo 

Vayable Logo

A tecnologia nos permite também encontrar  especializadas locais na região, dispostas a te levar para um tour pelas redondezas. O site Vayable permite você contratar o tour que você quiser, com a pessoa que preferir e com o preço que pode negociar. Para te ajudar a escolher o tour, você ainda pode olhar as recomendações e comentários de quem já participou. Para você que prefere uma forma de turismo particular e por áreas não descobertas por turistas, essa é uma boa experiência.

Existem outras duas plataformas aonde você pode encontrar esses serviços: Rent a local friend e Rent a guide.

 

Conclusão

Viajar barato requer muita economia e controle de gastos durante a trip. Dificilmente você vai economizar fazendo reservas em agências de viagem. Então, testar as dicas de viagens acima irá, com certeza, trazer uma economia na sua viagem. Se ainda possui alguma duvida quanto a gastos de viagem, assim como sobre como melhor planejá-la, confira o nosso guia de planejamento de viagem. Mas o melhor de tudo é poder conhecer novas pessoas e locais a partir da visão dos próprios moradores.

Quer aprender a viajar o mundo?

Deixa seu email com a gente que vamos te contando tudinho!