Escadaria Selarón

Bem vindo a escadaria Selarón, uma das escadarias mais conhecidas do planeta! Aqui você vai descobrir um pouco mais sobre a interessante história desse importante ponto turístico do Rio.

Vamos agora te mostrar as entrelinhas por trás desse que é um dos importantes cartões postais da cidade.. Veja abaixo os tópicos explorados ao longo do artigo.

  • O que é a escadaria Selarón
  • Onde fica a escadaria Selarón
  • Fama Mundial da Escadaria
  • Foto clichê na Escadaria
  • Escadaria em constante evolução
  • O que fazer perto

 

O que é a escadaria Selarón

escadaria selarónNão tem como entender da escada sem antes saber um pouco sobre o nome dela. Selarón veio justamente do seu criador, o artista plástico chileno Jorge Selarón. Sendo um verdadeiro autoditada, ele acabou vindo morar no Rio, ali no bairro de Santa Teresa bem próximo da Lapa, vendo na abandonada e mal conservada região, uma oportunidade de deixá-la mais apresentável.

Com uma decoração de mais de 2000 azulejos nas cores do Brasil, a Escadaria Selarón é um dos marcos mais vibrantes do Rio de Janeiro, que separa a Lapa do lindo bairro de Santa Teresa. A Escadaria Selarón é um ponto turístico conhecido mundialmente, que atrai dia após dia mais visitantes e admiradores. Os turistas podem até não saber do nome, mas sabem da bela escada colorida, uma das obras de artes da cidade Maravilhosa.

A Escadaria Selarón é uma obra prima arquitetônica, que foi idealizada por Selarón como uma homenagem aos brasileiros.

 

Onde fica a escadaria Selarón

 

A escadaria, que fica entre a rua Pinto Martins, na Lapa, e a rua Joaquim Silva, em Santa Teresa, a uns 5 minutinhos dos famosos Arcos da Lapa.Mas é no comecinho da escada que fica a parte mais interessante. É justamente o ponto onde há sempre muitas pessoas batendo fotos, além de ser onde bairro de Santa Teresa acaba, assim como onde começa a Lapa.

Fama mundial da escadaria

 Com o tempo, a beleza da Escadaria Selarón rodou o mundo e começou a receber azulejos de todos os cantos. Ao caminhar por ela hoje, percebe-se peças da Austrália, Jordânia, Casaquistão, França e de outras dezenas de países. Uma simples ideia de um artista chileno que queria trazer mais alegria, beleza e cores a um lugar abandonado e esquecido, se transformou na emblemática escadaria Selarón, uma das peças de arte de rua mais famosas do mundo.

Ano a ano, ela recebe milhões de visitantes de todos os cantos do planeta, ganhando exposição internacional. Ela apareceu em comerciais, vídeos de música pop e revistas internacionais. clipes de bandas como U2, e artistas como Michael Jackson e Snoop Dog, tiveram partes filmadas na escadaria, fazendo os azulejos decorados na rua Manuel Carneiro ganharem projeções mundiais.

Dessa forma, a famosa escadaria ganhou notoriedade, sendo divulgada em vários meios de comunicação, como programas de viagens, comerciais e documentários. Dentre eles, inclusive, teve uma matéria realizada pela National Geographic, com o título de:  “A maior escultura no mundo feita por uma única pessoa”.

 

Foto clichê na Escadaria

 

Vir para o Rio de Janeiro e não tirar a famosa foto clichê em uma das escadarias mais famosas do mundo, é algo parecido com ir a Paris sem tirar uma foto com a Mona Lista ou a Roma sem tirar uma foto no Vaticano.

A Escadaria Selarón é um dos cantinhos mais fotogênicos do Rio, que de certa forma acaba sendo uma informação redundante em uma cidade com tantos cartões postais, mas é difícil não encontrar uma imagem de algum amigo que tenha visitado a cidade e sem ter feito a tradicional foto sentado nos degraus cobertos de azulejos coloridos.

Chegando lá, não se assuste com a multidão. Sim, vai estar lotado, mas incrivelmente existe uma espécie de fila com as pessoas se organizando para tirara a desejada foto. Segure na fila, espere pela sua oportunidade pelo pixel perfeito!

 

Escadaria em constante evolução

Em 2005 Selarón ganhou título de cidadão honorário do Rio de Janeiro por conta do seu trabalho na escadaria. Segundo ele, essa foi uma forma de tributo ao país que escolheu para viver, depois de mais de 20 anos viajando pelo mundo. A grande verdade é que o mundo está na Escadaria Selarón. Entre as mais de 2 mil peças que formam seu desenho, existem azulejos de mais de 60 países. O interessante é que boa parte deles foram presenteados pelos turistas e fãs da obra ao artista.

arte escadaria selarón

Mesmo depois de finalizada, Selarón seguia trocando os azulejos da Escadaria contantemente. Afinal, afirmava sempre que essa  era uma peça de arte em constante evolução. A Escadaria Selarón” é considerada hoje, a maior escultura da Terra realizada por um único artista, uma vez que Jorge Selarón sempre trabalhou sozinho. Conseguia fazer isso, enquanto  ficava contando unicamente com os lucros das vendas de seus humildes quadros, além de eventuais ajudas de moradores.

 

O QUE FAZER PERTO DA ESCADARIA

 

Bar da Cachaça

Já que está colado nesse que é um dos bares mais tradicionais do Rio, tome uma cachaça de um sabor que nunca provou antes.

Rua do Lavradio

Caso esteja perto ou no primeiro sábado do mês, não perca a oportunidade de conhecer a famosa e clássica Feira do Lavradio. Esse é um dos mais tradicionais eventos da cidade que valem a pena serem visitados.

Arcos da Lapa

O que não faltam são pontos que valem a pena conhecer nos arredores da Lapa. Claro, que falando dessa região, é quase que uma obrigação ver os mundialmente famosos arcos.

Lapa

Para maiores detalhes sobre o que fazer na Lapa, basta acessar o nosso guia aqui

Bondinho

Uma grande opção para você ali perto é a de atravessar os arcos da Lapa de bonde até Santa Teresa.

Bairro de Santa Teresa

Não só de bonde é feito essa região. O próprio bairro de Santa Teresa por si só, vale e muito a pena ser explorada. Essa é sem dúvidas umas regiões com uma das mais lindas do Rio.

Quer aprender a viajar o mundo?

Deixa seu email com a gente que vamos te contando tudinho!