Feira do Lavradio

Bem vindo a Feira do Lavradio (do Rio Antigo), ou mais especificamente a Rua do Lavradio! Aqui você vai descobrir um pouco mais sobre esse evento tão tradicional e importante da cidade maravilhosa.

Nesse guia vamos dar uma apanhado geral sobre como poder aproveitar ao máximo esse lugar tão especial. Veja abaixo os tópicos explorados ao longo do artigo.

  • O que é a feira do Lavradio
  • Como é a feira do Rio Antigo (Lavradio)
  • Onde é a feira do Rio Antigo
  • Clima Contagiante da Feira
  • Nova vida para o centro histórico do Rio
  • O que fazer perto

O que é a Feira do Lavradio, ou Feira do Rio Antigo

Não só de possivelmente das melhores festas e de boemia do país que faz da Lapa um lugar tão emblemático. A cara da Lapa é também o Rio Antigo com suas feirinhas de artesanato e antiguidades. A região é uma verdadeira aula de história a cada rua e a cada esquina.

Muito desse outro traço da Lapa se dá pela famosa Rua do Lavradio. Conhecida como a primeira rua residencial da cidade, foi aberta por volta de 1770 pelo vice Rei, Marquês do Lavradio. A ideia era que servisse de passagem dos Arcos da Lapa para a região que é hoje a Praça Tiradentes.

Na rua ocorre sempre o principal evento da região, no primeira sábado de cada mês. Esses sábados especiais tem sido o principal responsável por mostrar essa outra cara da Lapa, com a famosa Feira do Lavradio. Também chamada de Feira do Rio Antigo, a feira é hoje um daqueles clássicos passeios cariocas que todo visitante fica louco para fazer

feira do lavradio                  

Como é a Feira do Lavradio (Rio Antigo)?

Ao longo da feira, a rua fica lotada de pessoas que prestigiam os mais de 400 expositores de artesanato, sebos e antiguidades. Os primeiros sábados são certezas de muito movimento nos bares e restaurantes do Lavradio.

Repleta de cariocas e turistas, a Feira do Lavradio é um sucesso de crítica e público, contando sempre com:

  •         Shows ao vivo;
  •         Rodas de capoeira;
  •         Estátuas vivas;
  •         Muitas barraquinhas de comida
  •         Restaurantes
  •         Lojas de antiguidades abertas ao público

O interessante é que com o tempo, a Rua do Lavradio já se tornou um dos locais mais procurados em termos de entretenimento na noite do Rio de Janeiro. É considerado um lugar muito interessante, não somente pelos bares e comércios locais, mas também pelo visitantes que são , no geral, pessoas que buscam um ambiente culturalmente agradável.

Obs: Não deixe de provar uma feijoada na Rua do Lavradio

Onde é a Feira do Rio Antigo?

A Feira Rio Antigo acontece há 20 anos na Rua do Lavradio, entre a Avenida Mem de Sá e a Visconde do Rio Branco, no coração do boêmio bairro da Lapa.

Horários: 1° Sábado de cada mês das 10h às 18h

Clima contagiante da Feira

Consagrada como um evento imperdível, tipicamente carioca, a Feira Rio Antigo, na Rua do Lavradio, surpreende pela diversidade cultural, proporcionando aos visitantes uma experiência única.

A Rua do Lavradio abraça este evento nos primeiros sábados e ganha um clima especial com os vendedores, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre criando um clima de festa.

Tendo hoje já um pouco mais de 20 anos de atividade, a Feira Rio Antigo  reúne no meio da Lapa, centenas de expositores, que vendem desde bugigangas a artesanato, enquanto os restaurantes e barzinhos põem suas mesas na calçada e grupos de dança e música animam os visitantes.

Por ali, existem, inclusive, bares temáticos relacionados as lojas que vendem artigos de antiguidades, o que dá toque especial a mais na animada atmosfera da feira.

Nova vida para o centro histórico do Rio

Zona Central do Rio

A rua não é famosa só pela feira, mas também pelos antiquários que fazem parte da cultura do Rio. A Feira do Lavradio é um evento cultural incentivado pela associação Polo Novo Rio Antigo , que tem objetivo de fomentar a revitalização cultural, econômica e social do centro histórico carioca.

Fundado em 2005, a associação logo se tornou um importante instrumento de revitalização do Centro Histórico do Rio. Afinal, ela conseguiu reunir profissionais de diversas áreas em busca de um objetivo: fortalecer os laços e promover desenvolvimento das regiões centrais do Rio que viviam prejudicadas pelos sucessivos abandonos do governo.

A Associação Polo Novo Rio Antigo é hoje, por sinal, o responsável pela feira, o qual é o principal atrativo turístico da região, recebendo cerca de 30 mil visitantes a cada primeiro sábado do mês.

O que fazer perto

Gabinete Real Português de Leitura

Se a sua pegada for algo mais cult, então esse é definitivamente um bom destino para você.

Bar da Cachaça

Aproveite que está colado nesse que é um dos bares mais tradicionais do Rio e tome uma cachaça de um sabor que nunca provou antes.

Escadaria Selarón

Indo um pouco mais adiante, na Lapa, já perto ou na boca de Santa Teresa, encontra-se uma das escadarias mais famosas do mundo.

Arcos da Lapa

O que não faltam são pontos que valem a pena conhecer nos arredores da Lapa. Claro, que falando dessa região, é quase que uma obrigação ver os mundialmente famosos arcos.

Lapa

Aproveite para ter a experiência de Lapa na sua vida. Para maiores informações, consulte o nosso guia completo de o que fazer na Lapa

Bondinho

Uma grande opção para você ali perto é a de atravessar os arcos da Lapa de bonde até Santa Teresa.

Bairro de Santa Teresa

Não só de bonde é feito essa região. O próprio bairro de Santa Teresa por si só, vale e muito a pena ser explorada. Essa é sem dúvidas umas regiões com uma das mais lindas do Rio.

Quer aprender a viajar o mundo?

Deixa seu email com a gente que vamos te contando tudinho!