O que fazer na Lapa

Bem vindo a Lapa, Rio de Janeiro! Simplesmente o coração da boemia da cidade! Aqui você vai descobrir desde o que fazer na Lapa a noite até tudo de melhor que poderia fazer de dia.

Nesse guia vamos dar uma apanhado geral sobre como poder aproveitar ao máximo essa região ícone do Rio de Janeiro. Listamos abaixo os tópicos abordados ao longo do guia:

  • Como é a Lapa, Rio de Janeiro
  • Quando ir na Lapa
  • Onde ficar na Lapa
  • O que conhecer perto da Lapa
  • Onde ir na Lapa a noite
  • Bares na Lapa
  • Festas/Balada na Lapa
  • Casas de show – Eventos Culturais

 

Como é a Lapa, Rio de Janeiro

Além de ter um montão de bares, restaurantes, boates e pubs temáticos, que atendem a todos os gostos, ao longo de suas treze ruas, um dos traços marcantes do bairro é a diversidade cultural. Gente de todos os gostos, interesses e tribos, de todos os lugares do Rio, Brasil e mundo se misturam numa atmosfera que vibra de energia.

O bairro, um dos mais conhecidos do Rio, vem trazendo cada vez mais curiosos motivados pela revitalização do centro da cidade. Com o passar dos anos, a região , inclusive, se consolidou como segundo maior destino de estrangeiros no Rio, perdendo apenas para Copacabana.


Vamos lá, pense em qualquer tipo de coisa para fazer num lugar. É fato que você irá conseguir fazer isso que pensou por lá.  O ambiente engloba botecos, bares cervejeiros, casas com rodas de samba,  além de duas das melhores casas de show dos cariocas:  o Circo Voador e a Fundição Progresso.

Arcos da Lapa

 

Quando ir na Lapa

Não tem jeito, vale muito a pena chegar ali entre quinta e sábado, que são os dias mais animados! Quinta mais para uma cervejinha em um dos barzinhos e sexta ou sábado tanto para barzinhos como também para festas e eventos culturais. A decisão do o que fazer na Lapa depende muito mais de qual o seu objetivo de ir pra lá!

 

Onde ficar na Lapa

Se você não for do Rio e estiver de passagem pela cidade, como grandes fãs de hostels que soms, te recomendamos dois que ficam ali perto!

Books Hostel

O primeiro deles fica bem no coração da Lapa e é voltada para aqueles viajantes em busca de conhecer muita gente do mundo todo, ao mesmo tempo que se desbrava as noites cariocas num ritmo bem intenso!

Discovery Hostel

O outro fica na Glória, colado na Lapa e é mais indicado para quem queira também conhecer gente, mas com uma vibe mais relaxada e menos intensa do que o outro hostel.

 

Onde ir na Lapa a noite

bar na lapa

Rio de Janeiro tem vários destinos para os viajantes e cidadãos que buscam o que fazer na Lapa a noite. Dentre eles, a Lapa sem dúvida alguma,  é o local sagrado da boemia dos cariocas. Berço da cultura boêmia do carioca há mais um século, a Lapa tem o maior número de bares, restaurantes e casas de evento por metro quadrado na cidade.

Podem falar dos bondinhos, dos casarões ou até dos arcos (Arcos da Lapa) , mas nada chama mais atenção na região do que seus barzinhos e sua vibrante vida noturna.

Se os imponentes arcos de longe já dão as boas vindas a cariocas e turistas, as barraquinhas que de bebidas, cervejas geladas e churrasquinhos os deixam mais a vontade ainda! As inúmeras casas de samba, restaurantes e as ruas cheias de gente de todos os cantos do planeta, ditam o ritmo desse espaço totalmente multicultural. O que não faltam são opções sobre o que fazer na Lapa a noite!

Bares na Lapa

Você tem duas escolhas a fazer pra decidir onde beber. Quer ir tomar uma tranquilo e bater papo, ou está querendo ir para esquentar para a festa de logo mais?

Tomar uma de boa

Se a ideia é bater papo tranquilo, a melhor recomendação é se sentar em um dos vários barzinhos ao longo da rua principal da Lapa. Se estiver com um tempinho, vale e muito a pena dar uma volta pela rua imediatamente ao lado dos Arcos da Lapa, do lado oposto a Fundição Progresso, com acesso através de uma subidinha. Tem umas barraquinhas e barzinhos interessantes por ali.

Agora, ainda na Mem de Sá( principal rua da Lapa), você tem que ir no Bar da Cachaça e provar uma das várias opções do destilado.

A ideia é esquentar para voar na festa

Se for esse o seu objetivo, então nem preciso dizer que o Bar da Cachaça tem que estar na sua rota. Além dele, o que não faltam são barraquinhas de bebidas atrás dos Arcos da Lapa, com bebidas de todos os gostos e preços.

Resumindo: Não importa o seu objetivo, não deixe de ir no Bar da Cachaça hahaha

 

Festas na Lapa

Atenção baladeiras e baladeiros, se estiver em grupos de 4 ou mais pessoas, vale a pena sempre desenrolar na entrada de qualquer festa, por descontos ou promoções especiais para você e seus amigos 😉

 

Teatro Odisséia

teatro odisseia

Curte uma balada alternativa? Música boa, gente bonita e bebidas não tão caras. Volta e meia tem uns eventos com bandas locais que tocam músicas desde o rock até as músicas pops brasileiroas. É um espaço que rola festa em 2 ambientes diferentes, sempre com músicas de gêneros diferentes. É o lugar ideal pra quem está solteiro e está a procura de curtir a noite com amigos, tendo a chance de conhecer gente interessante.

 

Gafieira Elite

gafieira elite rio

Localizada no centro histórico da cidade, a Gafieira Elite mistura samba, música ao vivo e muita dança. O lugar tem uma atmosfera vibrante, e digo isso literalmente. O segundo andar tem um piso de madeira que vibra com o público ao longo das músicas da noite. Assim como o Odisséia, também é um espaço cultural bem diversificado. Tem suas festas temáticas que vão desde festas com funk e sertanejo, até festivais de MPB e outros. Lugar muito bom também pra quem está solteiro e na busca de curtição!

 

Casas de Show na Lapa

 

Circo Voador

circo voador lapa

A famosa e histórica  casa de shows do Rio, fica logo embaixo dos Arcos da Lapa. O Circo Voador é um espaço multicultural, utilizado para shows e eventos para a população local.

A história do Rock Brasileiro dos anos 80, da época do Legião , Cazuza, Barão Vermelho, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, e outras bandas que ainda influencia e mexe bastante com a música do país, está certamente relacionada com a do Circo Voador.

Inaugurada em 1982 na praia do Arpoador, o circo foi transferido logo depois para a Lapa. Atualmente, a casa que fica na praça dos Arcos, tem eventos para todos os gostos, com bandas de rock nacional, internacional, forró, funk,  e outros tipos de músicas.

 

Fundição Progresso

Uma outra opção ao Circo Voador é a também super tradicional Fundição Progresso. Assim como a última, também é um importante local histórico de apresentações de renomados artistas.

Situada em um centernário prédio histórico com uma visão única para os Arcos da Lapa, a Fundição Progresso foi criada graças à força de vontade de um grupo de artistas que lutaram para fazer do grande espaço que ocupava, um novo centro de cultura para a população.

Assim, anos depois, a Fundição Progresso é hoje um centro de cultura. É também uma casa de shows , onde se faz e realiza exibições de arte para cerca de 800 mil pessoas anualmente.

Dentre os momentos históricos  no espaço, destacam-se os shows de Cássia Eller e a despedida do grupo Los Hermanos.

fundição progresso

Fundição Progresso – Lapa RJ

Carioca da Gema

Bar Carioca da Gema e uma boa música ao vivo são praticamente as mesmas coisas. Esse local virou um dos potos mais conhecidos da Lapa e segue sendo lembrado por ter uma das melhores músicas da região, mesmo com o surgimento de outras novas casas de show e lugares para se escutar música ao vivo. Caso sua resposta a pergunta o que fazer na Lapa seja escutar música ao vivo, esse é um forte candidato pra te ajudar!

Situado no coração da Lapa, o antigo cortiço é hoje uma casa de dois andares. Com o tempo, se tornou um dos mais tradicionais e importante destinos do samba carioca.

 

Cuidados na Lapa

Como em toda grande cidade do Brasil e do mundo, deve-se tomar cuidado. Em espaços com muita gente junta, algumas medidas tem que ser tomadas para se evitar qualquer problema. Dessa forma, listamos algumas recomendações especiais que são não mais do que o senso comum que todo mundo deve ter:

  • Não comprar bebidas dos ambulantes, já que você não sabe a procedência daquele produto;
  • Cuidado com os bolsos, principalmente se tiver a mania de botar o celular ou carteira nos bolsos de trás;
  • Evitar ruas e vielas pouco movimentadas e/ou pouco iluminadas;
  • Não se aventurar de andar tarde da noite sozinho pela região sob riscos de assaltos;

O que conhecer perto da Lapa

Arcos da Lapa

O que não faltam são pontos que valem a pena conhecer nos arredores da Lapa. Claro, que falando dessa região, é quase que uma obrigação ver os mundialmente famosos arcos.

Escadaria Selarón

Indo um pouco mais adiante, na Lapa, já perto ou na boca de Santa Teresa, encontra-se uma das escadarias mais famosas do mundo. Para maiores detalhes sobre a famosa Escadaria da Lapa, clique aqui.

Bondinho

Desse último ponto da escada até o próximo destaque é um pulo: o famoso Bondinho de Santa Teresa , que por sinal, passa exatamente por cima dos Arcos da Lapa.

Bairro de Santa Teresa

Não só de bonde é feito essa região, o qual o próprio bairro de Santa Teresa por si só, vale e muito a pena ser explorada. Essa é sem dúvidas umas regiões com uma das mais lindas arquiteturas e lugares da cidade.

Feiras do Lavradio

Por fim, mas não menos importante, fique atento ao primeiro Sábado de cada mês para conhecer a famosa Feira do Lavradio, também conhecida como a Feira do Rio Antigo.

Quer aprender a viajar o mundo?

Deixa seu email com a gente que vamos te contando tudinho!