Pedra do Sal

Bem vindo a Pedra do Sal, o coração do samba do Rio de Janeiro! Aqui você vai descobrir um pouco mais sobre esse espaço tão tradicional e importante da cidade maravilhosa.

Nesse guia vamos dar uma apanhado geral sobre como poder aproveitar ao máximo esse lugar muito especial. Veja abaixo os tópicos explorados ao longo do artigo.

  • Origem da Pedra do Sal
  • Roda de Samba no Rio de Janeiro
  • Manifestações culturais e marco da cidade
  • Onde fica a Pedra do Sal
  • Quando ir a Pedra do Sal
  • Importância e legado da Pedra do Sal
  • O que fazer perto

musico pedra do sal

Origem da Pedra do Sal

Conhecida pelas super tradicionais rodas de samba, a Pedra do Sal é a memória viva de um tempo. Nessa época, o Rio recebeu muitos negros libertos, que com suas ricas danças, ritmos e religiões do continente africano, enriqueceram ainda mais a cultura carioca.

Com o passar das décadas,  o isolamento e consequente desvalorização da região da Pedra do Sal, fez com que os remanescentes do Quilombo fossem consolidando suas vidas por ali.  Não tendo qualquer tipo de influência externa, a Pedra do Sal era frequentada por , basicamente, apenas pelos próprios moradores e que eram, em sua esmagadora maioria, negros.

Dessa forma, a região da Pedra do Sal, no Morro da Conceição, se encontra hoje na região historicamente conhecida  como “Pequena África”, indo desde os arredores da Praça Mauá até a Cidade Nova. O interessante é que por meio da influência cultural da época, e de ao longo dos anos, os trabalhadores terem sempre se reunido ali depois do expediente, hoje o local é considerado berço do samba carioca.

Roda de Samba no Rio de Janeiro

foto da pedra do sal

A Pedra do Sal é uma testemunha centenária da da cultura afro-brasileira. O espaço é um ritual consagrado, sendo um importante marco da historia do samba carioca.

A atmosfera do lugar, cheias de elementos da natureza como símbolos da cultura negra, a participação do público presente, cantando e seguindo o samba na palma da mão, o que engrossa ainda mais o coro musical da região, fazem do espaço um lugar especial.

Caso uma pessoa já tenha ido a Pedra do Sal e venha a conhecer outros lugares tradicionais de samba no Rio de Janeiro, vai ficar nítido a magia e simplicidade da roda de samba do espaço.

Manifestações culturais e marco da cidade

Na área, onde em outros momentos, se descarregava sal dos navios, hoje além das rodas de samba, existem em suas paredes, importantes manifestações. Dentre elas as de valorização da cultura e raça negra, além de denúncias, como ao do extermínio dos jovens negros pelas mãos e descaso dos governantes.

Personagens históricos do samba como Pixinguinha ,Donga e Sinhô já inclusive tocaram suas músicas e criaram suas melodias por ali, o que consolida de vez o espaço como o coração do samba carioca.

Considerada por muitos, como o berço do samba carioca, a Pedra do Sal é tudo de melhor para quem procura uma programação noturna boa e mais em conta no Rio de Janeiro.

Onde fica a Pedra do Sal

Argemiro Bulcão – Saúde, Rio de Janeiro – RJ, 20081-040

A Pedra do Sal localiza-se no Morro da Conceição.

Quando ir a Pedra do Sal

Todas a segunda, a partir das 19h30

Importância e legado da Pedra do Sal

Por fim, é legal mencionar que a Roda de Samba da Pedra do Sal foi tema de oito teses de doutorado e de várias monografias. Foi eleita também, a melhor roda de samba do Rio e tem ganhado uma série de premiações.

A festa hoje, atrai turistas e cariocas de toda cidade, fazendo da região um verdadeiro ponto de encontro dos amantes do samba de raiz.

O que fazer perto

Museu do Amanhã

Se a sua pegada for algo mais cult, esse museu com uma pegada futurista pode ser definitivamente um bom destino para você.

Centro Cultural Banco do Brasil

Aproveite e passe uma tarde ou manhã nesse importante centro cultural da cidade do Rio de Janeiro. Fique atento as exposições de arte!

Escadaria Selarón

Indo um pouco mais adiante, na Lapa, já perto ou na boca de Santa Teresa, encontra-se uma das escadarias mais famosas do mundo.

Lapa

Aproveite para ter a experiência de Lapa na sua vida. Para maiores informações, consulte o nosso guia completo de o que fazer na Lapa

Bondinho

Uma grande opção para você ali perto é a de atravessar os arcos da Lapa de bonde até Santa Teresa.

Bairro de Santa Teresa

Não só de bonde é feito essa região. O próprio bairro de Santa Teresa por si só, vale e muito a pena ser explorada. Essa é sem dúvidas umas regiões com uma das mais lindas do Rio.

 

CLIQUE AQUI PARA VER O GUIA DEFINITIVO DAS 49 ATIVIDADES QUE VOCÊ TEM QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO!

 

Lugares para conhecer no Rio de Janeiro