Por que viajar te faz alguém melhor?

Percebi algo interessante em relação a viagem.

Sempre me pergunto o quanto as viagens podem mudar alguém. Quando olho para trás e lembro como eu era antes de começar a rodar o mundo, percebo um abismo de diferença em comparação a quem sou hoje.

De fato, as viagens me fizeram melhor, uma pessoa mais completa, alguém com uma outra percepção do mundo.

Diria simplesmente, que hoje, acredito ser muito mais interessante do que era antes.

Na realidade, acredito que uma viagem pode fazer todos as pessoas mais interessantes. Nós terminamos nossas viagens de uma maneira muito melhor do que quando começamos.

Não quero parecer arrogante ou egoísta com esse pensamento. Apenas acredito no quanto uma viagem pode fazer você não só um melhor ser humano, mas alguém muito mais impressionante. O tipo de pessoa que as demais vão querer estar perto, gravitando em volta.

Por que e como uma viagem te faz mais incrível?  

Bem, você simplesmente fica:

Mais sociável  

A situação é de dar ou desce na estrada. Ou você melhora suas habilidades de fazer novas amizades, ou vai terminar o dia sozinho chorando no seu travesseiro.

Você vira melhor amigo de infância com viajantes que nunca viu na vida e acaba se soltando cada vez mais para conhecer novas pessoas.

Quando comecei minhas viagens, eu era meio que fechado e travado.  Eu me sentia bem desconfortável para falar com quem eu não conhecia. Agora, falo tranquilamente com completos desconhecidos como se fôssemos amigos de longa data.

Melhor de conversa 

Viajar não te deixa só mais confortável ao falar com estranhos, mas te faz melhor na arte de falar com pessoas. Depois de falar e estar conversando o tempo todo, as mesmas perguntas vão te deixando entediado.

Você inclusive se entedia consigo mesmo. Depois de um tempo, você vai parando de se importar de onde a outra pessoa é, onde estão indo, ou quanto tempo vão seguir viajando e por aí vai.

Esses são os tipos de perguntas que não te dizem nada sobre quem o outro ser humano é.

Você vai naturalmente melhorar nesses papos curtos, começando  a fazer perguntas mais interessantes com o tempo. Aquelas que de fato importam e te dizem muito mais sobre aquela pessoa.

Mais confiante 

Cara, você viajou o mundo! Escalou o monte Everest. Andou a muralha da China. Tomou um litro de cerveja alemã em Munique. Entrou no Opera House.Keep calm and be awesome meme

Você fez o que ninguém fez, você viajou o Vietnã todo por terra, andou o Sudeste Asiático todo por cidades desconhecidas, você acabou aprendendo a dominar o medo de altura na Nova Zelândia.

Chegou inclusive a entrar numa zona de guerra, pisando na fronteira com a Coréia do Norte. Você fez coisas diferentes.

Agora me diz, como você não se sente mais confiante? Como você não tem certeza de suas habilidades, do seu potencial? Depois de ter feito isso TUDO, você vai se sentir muito mais confiante em suas próprias competências para alcançar toda e qualquer coisa que sonhar fazer na vida.

Mais flexível 

Você perdeu voos, andou em ônibus lerdos e superlotados, pegou caminhos errados, se atrasou inúmeras vezes, comeu aquela comida de rua e passou horas passando mal no banheiro.

Depois de um tempo, você aprende a adaptar os seus planos em situações de última hora. Você já não fica mais tão bolado, você apenas muda o que está fazendo e segue em frente.

A vida nos manda aquele passe quadrado, que a gente domina no peito e aprende a mandar pro fundo do gol. Por quê? Porque aprendemos a ficar bom nisso.

Mais aventureiro 

Quando você pega confiança na sua habilidade de fazer qualquer coisa, você faz qualquer coisa.

Quando me disseram que o México era um lugar perigoso, cheio de cidades violentas e tudo mais, eu pensei, “ Será?”. Não pensei duas vezes. Como sempre tive o sonho de conhecer este país, me mandei pra lá e rodei por terra ao redor do México. Cara, foi uma das viagens mais sensacionais da minha vida.

Perigo? Muito pelo contrário, o que vi foi um povo muito amável, solícito, de um país lindo que é humilde sim, mas que  conta com uma boa infra estrutura, melhor inclusive que muitas áreas do próprio eixo Rio-São Paulo.

Por que contrariei a todos e fui para lá? Porque quis, afinal qual o propósito da vida senão sair da zona de conforto? O mundo é cheio de Méxicos. Lugares que carregam reputações injustiçadas e que merecem ser explorados de perto.

Mais de boa

Tudo aquilo que você errou? Isso também vale de alguma coisa para você. Eles te fizeram alguém mais de boa, tranquilo e relaxado.

Por quê? Porque você lidou com todos aqueles erros e não se importou. Você apenas deixa fluir, pois se tem alguma coisa que viajar te ensinou, foi que tudo dá certo no final e que não tem porque se estressar com as coisas.

Mais atraente

Estresse envelhece. Aqueles dias relaxantes e sem preocupações, aqueles insights, novas ideias e histórias de viagens, vão te tornar mais confiantes e poderosos. Você vai sempre parecer jovem e atraente.

Mais inteligente

A menos que você fique em um resort, afogando e congelando seu cérebro em drinks, as viagens vão te ensinar sobre o mundo.

Você vai aprender sobre pessoas, histórias, culturas e curiosidades sobre alguns lugares que as outras pessoas nem imaginam. Resumindo, você vai ter um melhor entendimento sobre como o planeta funciona e como as pessoas se comportam. Isso é algo que não se aprende em filmes ou livros. É o tipo de coisa que só se aprende viajando.

Menos materialista

Uma vez na estrada, você aprende o quão pouco você realmente precisa. Você percebe que toda aquela overdose de produtos dos shoppings e mercados são inúteis para sua verdadeira felicidade.

Ao chegar em casa, você se descobre um minimalista simplesmente por perceber o que de fato precisa e não precisa para viver. É como dizem, quanto mais você possui, mais você é possuído.

Mais feliz

Viajar simplesmente te ensina como ser feliz. Você vai estar mais relaxado, confiante e vai ver o mundo com outros olhos. Como não ser feliz com sua vida ao viver com tudo isso?

Pense nas pessoas mais conhecidas e bem sucedidas do mundo. Quantas dessas qualidades essas pessoas tem? Um monte. Porquê? Porque ser de boa, divertido, sociável, feliz, confiante e inteligente é o que faz as pessoas conseguirem sucesso no dia a dia.

Viajar faz das pessoas, seres humanos melhores. Você aprende sobre o mundo, sobre seus povos.

Você expande seus horizontes, tenta novas experiências, fica mais cabeça aberta, se torna mais amigável, vira alguém incrível. Todas as pessoas que conheci que viajam de verdade, são pessoas melhores por causa disso.

De todas as maneiras, uma trip pode fazer de você uma pessoa mais incrível. Você não tem nenhuma desculpa para não começar a planejar a sua próxima aventura agora, seja um simples fim de semana em uma cidadezinha perto de onde mora, duas semanas se aventurando pelo Egito, ou um mês desvendando os mais remotos cantos da China.

Você pode ficar sentado em casa, desejando estar em algum lugar exótico se divertindo e fazendo algo legal ou pode ouvir o Kid President para parar de ser chato e começar a fazer algo incrível.

Confira também no youtube: Um curto papo cabeça com o Kid Presidente 

Adaptado de Nomadic Matt – Why Travels makes you awesome