Trilha da Pedra da Gávea

Bem vindo a Pedra da Gávea e sua maravilhosa trilha! Aqui você vai descobrir um pouco mais sobre esse tão conhecido e interessante rolê a ser feito no Rio de Janeiro.

Nesse guia vamos dar uma apanhado geral sobre como poder aproveitar ao máximo esse lugar muito especial. Veja abaixo os tópicos explorados ao longo do artigo.

  • Onde fica a Pedra da Gávea
  • Como chegar a Pedra da Gávea
  • Origem do Nome
  • A Trilha da Pedra da Gávea
  • Atenção e Cuidado

Onde fica a Pedra da Gávea

A Pedra fica na Barra da Tijuca, mas o acesso é pelo bairro de São Conrado. O acesso para a principal trilha da Pedra da Gávea se dá bem no finalzinho da Estrada do Sorimã.

A trilha começa logo do lado direito de um portão verde no final dessa estrada. Bem no comecinho da trilha existe um placa com um mapa e um resumo das informações da aventura.Por ali mesmo, você já consegue ver em uma placa com as informações sobre a trilha.

pedra da gavea

Como chegar a Pedra da Gávea

Metrô / Ônibus: Seguir de Metrô até a Estação Jardim Oceânico ou de ônibus até o início da Barra da Tijuca. Seguir para a Barrinha (sub-bairro da Barra da Tijuca). A melhor opção é pegar um táxi até o final da Rua Sorimã, ou fazer uma longa caminhada até o início da trilha.

Carro: Vindo da Zona Sul, ao chegar na Barra da Tijuca, entrar na primeira rua a direita em direção a Barrinha (sub-bairro da Barra da Tijuca). O acesso a trilha fica no final da Rua Sorimã e há estacionamento.

Fonte: Etrilhas

Horários de funcionamento

8 às 17hs (até às 18hs no verão)

Origem do Nome

A montanha ganhou o nome através de portugueses que ao chegarem perto da costa do Rio, se impressionaram e repararam nessa grande pedra no meio do Rio. Isso acabou ajudando os navegadores a se localizarem com a “gávea” do mastro de seus barcos, que era onde ficava o marujo responsável por dizer o famoso “Terra a vista”, ou seja, era quem tinha a função de monitorar a localização e arredores do barco.

A Trilha da Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é maior bloco de rocha à beira mar do mundo. Lá de cima, no pico dos seus impressionantes 842 metros,  é possível ver as cadeias montanhosas da cidade, a Baía de Guanabara, Ipanema e demais áreas da Zona Sul, além da própria Barra da Tijuca..

Essa é sem dúvidas, uma das trilhas mais bonitas de todo o Rio. Fazer essa subida é um sonho para muitos cariocas e visitantes.

Para chegar ao topo, deve-se encarar uma caminhada ao longo dos seus 1670 metros de trilha, além de se ter de enfrentar um trechinho de escalada (a Carrasqueira) onde deve-se utilizar equipamento de segurança. Em geral, leva-se em média 3 horas fazer a subida.

Não subestime a trilha, ela pode ser considerada como relativamente longa e difícil, ainda mais para aqueles ainda sem muita experiência.

Atenção e Cuidado

A Pedra da Gávea é uma das montanhas mais frequentadas do Rio e do Brasil. Acontece que ela também conta com uma estatística que liga um sinal de alerta: é a montanha onde acontece mais acidentes no país.

Essas infelicidades muitas vezes acontecem com pessoas com muito pouca ou nenhuma experiência. São aquelas “corajosas”  o suficiente para buscar supostas aventuras mas inclinadas encostas. Elas acabam fazendo isso sem os equipamentos adequados, além de também não contar com a companhia de uma pessoa mais experiente para orientar.

Conclusão

Caso sua pegada com viagens ou programas seja realmente fazer trilhas e algumas pequenas aventuras, a trilha da Pedra da Gávea é então parte chave na sua agenda.

Somos especialistas no Rio de Janeiro! Quer ajuda com seu roteiro?

Deixe seu e-mail conosco e ganhe um roteiro personalizado de graça!