O que é público-alvo do seu hotel e por que ele é tão importante

O que é público-alvo do seu hotel e por que ele é tão importante

O maior erro de todo hoteleiro é tentar agradar a todos! Na tentativa de trazer um maior número de pessoas para a hospedagem esquece que nem todos procuram a mesma coisa enquanto estão viajando. Existem aqueles que procuram por baixo preço e só querem um lugar para dormir, aqueles que procuram relaxar e vão ficar no hotel o tempo todo, têm também o viajante baladeiro entre outros. Segmentar o seu público é importante para entender qual tipo de pessoa que vai na sua acomodação. Entender o que significa satisfação para o hóspede que procura sua hospedagem. Dessa maneira, você conseguirá oferecer um serviço de qualidade e melhorar seus reviews.

Entendeu a importância? Por isso é importante você conhecer o seu público. Saber a idade, país ou região de origem, gênero, média de diárias que o seu hóspede fica no seu estabelecimento, interesses, o que ele consome e como,  qual é o perfil de consumo dele e como ele gasta seus recursos.

O que é segmentar meu público-alvo?

“Só existe uma estratégia vencedora. É definir cuidadosamente o público-alvo e direcionar uma oferta superior para esse mercado”, Philip Kotler, um dos principais especialista de Marketing do Mundo.

Um público-alvo é um grupo específico de pessoas com características compartilhadas com maior probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços.

As empresas geralmente usam informações demográficas para definir seu público-alvo. Exemplos de informações demográficas comuns incluem:

Gênero;
Idade;
Endereço;
Profissão;
Renda;
Nível de educação;
Estado civil.

 

Importância de Segmentar o meu Público Alvo

A grande vantagem de você segmentar o seu público, é entender quem é o cliente ideal! E, a partir do cliente ideal, você consegue saber qual o público que você precisa trazer para seu hotel. O cliente ideal é aquele que mais consome, que deixa um review positivo e que vai contar a todos seus amigos sobre como foi bom se hospedar em seu estabelecimento


No vídeo acima falei sobre cliente ideal e de como você pode descobrí-lo.

 

Qual o primeiro passo para segmentar meu público?

Você primeiro tem que começar a coletar dados! Escolha uma ferramenta que te auxilia a manter os dados juntos e no mesmo formato. Se você faz o check-in na ficha FNRH tabule esses dados, eles serão ótimos para isso!

Fique atento as informações que está coletando! Caso necessário, altere alguns dos dados que esteja capturando. Escolha que tipo de informação é mais importante para você.

 

Além da segmentação psico-demográfica, quais outros  comportamentos precisa se preocupar:

É muito importante saber também qual é o pick-up de vendas. Se você não sabe o que é pick-up de vendas, esse é o tempo que a pessoa leva entre fechar a reserva e fazer o check-in. Normalmente o publico brasileiro leva entre 10 e 7 dias. Já o público latino leva entre 15 e 30 dias, porque eles precisam reservar o aéreo antes de fechar a reserva do hotel. O público europeu leva entre 45 e 60 dias pra reservar. Enquanto que o público americano, que é bem mais cauteloso, leva entre 90 e 120 dias em média para fechar uma reserva. Ou seja, cada público tem o seu pick-up (tempo de compra) e, por isso que é importante que as suas campanhas estejam alinhadas com o tempo que vai levar para seu público chegar.

Uma vez feita essa análise, procure saber quais canais ele usa para procurar ofertas, e por quais canais ele costuma se comunicar. Se for brasileiro ou latino-americano o canal mais utilizado é o whatsapp. Já para os Europeus é o I-message ou SMS e até e-mail. Americanos, Australianos e Canadenses usam I-message ou o Messenger do facebook.

 

Como segmentar meu público alvo?

Você pode segmentar seu público por faixa de idade e preferência ou, se preferir, cruzar dados de país com a preferência. O importante é entender o que eles procuram e oferecer serviços dedicados.

Aqui temos um vídeo curto mostrando como fazer uma segmentação dentro da plataforma da Local Cave.

 

Se você tem o sistema de check-in online e atendimento hoteleiro da Local Cave você consegue ter todos estes dados em um só lugar e com uma segmentação de interesses por países, com relação à faixa de idade ou, ainda, descobrir qual a origem e destino dos seus viajantes e de qual tipo de transporte eles utilizam.

Dashboard da localcave

 

Se você não possui seus dados no seu sistema hoteleiro, utilize dados da sua página do Facebook ou do seu Instagram. Vá em público e analise quem te segue, quais os interesses das pessoas que te seguem. Comece a tirar as primeiras conclusões de quem é a pessoa ideal que você precisa atingir nas suas campanhas.

Exemplo abaixo do instagram:

instagram publico alvo

 

Mas caso você tenha apenas seu sistema de gestão ou uma planilha de excel com algum desses dados, comece por ela!

Para quem ainda não possui esses dados, comece olhando para os concorrentes, eles podem te dar bastante informação.

Uma vez em prática esse processo, irá ficar claro para você qual hóspede irá gostar da sua acomodação e bastará traçar estratégias para atrair mais dos mesmos! E agora, por onde você vai começar a encontrar seu cliente ideal?

Fechar Menu

aumentar-vendas-mkt-digital-img
Descubra como melhorar sua presença digital para ter mais RESERVAS DIRETAS!

Baixe agora o E-book Gratuito que vai ajudar você a alavancar o Marketing Digital do seu hotel!