E se te falássemos que vamos conseguir te dizer o quão viajável é o lugar que você quer ir?

O Índice de Viajabilidade é uma ideia inovadora, que você só encontra na Cave. É feita especialmente para o mochileiro ter uma noção básica sobre como é viajar para cada um dos diferentes lugares do mundo.

Em breve, vamos te mostrar vários países de todo o mundo e dar uma nota de viajabilidade para cada um.

A idéia é responder a seguinte pergunta para você:

Qual é a dificuldade que o viajante vai ter para se aventurar em um dado local, cidade ou país?

Você provavelmente já deve imaginar que países da União Européia e dos EUA seriam os mais fáceis de viajar, mas não se engane.  Vamos te mostrar porque o mundo, como um todo, é um lugar menos assustador do que você imagina.

Acreditamos que os países com maior dificuldade não devam ser evitados. Muito pelo contrário. Julgamos que os viajantes devem tomar a coragem de se aventurar nos mais diversos cantos do planeta.

Talvez um viajante mais iniciante queira começar em um país mais “viajável” para pegar mais experiência e ir aos poucos se mandando para os lugares já um pouco mais desafiadores. Pode ser ainda que o mochileiro de primeira viagem seja naturalmente motivado a já ir de cara para os locais mais desafiantes.

Do mesmo modo, o backpacker mais experiente pode tanto ir em frente e se mandar para os locais mais difíceis, assim como pode escolher ir para um local mais tranquilo.

Dê aquela olhada no Índice de Viajabilidade abaixo!

Quer aprender a viajar o mundo?

Bota seu email abaixo vamos te contando tudo!

Critérios do

Índice de Viajabilidade

Facilidade de Comunicação

Conhecimento do povo de Inglês/Espanhol:

Mede o quanto as pessoas do local falam inglês ou espanhol, as línguas que o brasileiro costuma entender. Afinal de contas, quase todo mundo manja um portunhol e fala “Hello”.

Alfabeto/Informação:

Relacionado com a semelhança do alfabeto local ao nosso e as placas e sinalizações do lugar. O lugar pode ser aquele alfabeto estranho que não dá para entender nada ou só algumas letras diferentes.

Semelhança com português:

Mostra se a língua local é parecida com o português ou de origem bem diferente. Sempre vai ser mais fácil falar aquela palavra de origem latina.

Facilidade de Locomoção

Infraestrutura de transporte:

Mede se o país tem um transporte público bom, que dê para se deslocar sem perrengues.

Preço de transporte acessível:

Quanto maior é esse indicador, mais fácil vai ser para o viajante achar passagens baratas e viajar com tranquilidade.

Nível de Segurança

Confiabilidade:

Quanto maior esse quesito, menor a chance de se sofrer golpes ou qualquer tipo de esquema no local em questão. Um alto índice de confiabilidade significa que serão raras as vezes que tentarão te passar a perna ou te enganar.

Segurança:

É simplesmente a chance de que você poderá se sentir seguro enquanto estiver no país em específico.  Um bom índice significa que o local em questão é seguro e tranquilo para se explorar. Aqui, pegamos os indicadores internacionais.

Estabilidade:

Mede o quão estável o país é em suas relações políticas e geopolíticas; se é possível que ele entre ou não em guerra com alguma outra nação; ou se ele está ou não dentro de uma zona de desastres naturais frequentes.

Comodidade

Compras/Serviços na hora:

Você é daqueles que gosta de ter uma flexibilidade na viagem e comprar as coisas de última hora? Se sim, este é o indicador que vai te mostrar se você vai conseguir fazer isso sem desembolsar uma grana extra.

Acesso a internet:

Mostra se você consegue achar e se conectar com facilidade a internet nas ruas, barzinhos ou cafés. Sabe aquele Wi-fi salvador que vai precisar usar a qualquer momento? Esse índice te mostra o quão fácil será encontrá-lo!

Nível de Saúde

Serviços de Saúde:

Mede o nível do serviço disponível de saúde no país. Bata na madeira, porque você não vai precisar saber disso. Dados também retirados de indicadores internacionais.

Higiene:

Nem todos os lugares e pessoas são limpos que nem nós brasileiros. Este indicador mostra os cuidados de higiene e saneamento no país. Da mesma forma que o anterior, os dados foram coletados de indicadores internacionais.

Entrada no país

Facilidade de obtenção do visto:

Mede a facilidade de se conseguir a permissão para entrar no país em questão.

Preço baixo:

É o responsável por mostrar os custos associados a entrada no país.

Facilidade de entrada:

Quem nunca teve algum problema passando pela Imigraçâo? A facilidade de entrada mede a facilidade que o viajante vai ter para entrar e sair de um determinado país.